55 3251 2344
Dicas de Pintura da Tintas Eucatex
Recomendar conteúdo Imprimir conteúdo

INTRODUÇÃO

No processo de pintura existem vários fatores envolvidos:

  • Condições da superfície;
  • Condições do meio ambiente;
  • Características e limitações do produtos;
  • Fator humano.


Diante dessas e outras variáveis, durante ou mesmo após o término da pintura, podem ocorrer problemas.

ALGUMAS DICAS!

  • Não se desespere;
  • Não refaça o trabalho utilizando o processo anterior;
  • Procure entender a causa do problema, só assim vem a solução;
  • Procure ajuda especializada;
  • Respeite o parecer técnico, pois ele pode ajudar!!!
  • Não atribua o problema ocorrido, à princípio, única e exclusivamente ao produto que você utilizou. Na maioria das vezes, o problema não está no produto, e sim relacionado a outros fatores. 


PATOLOGIAS

 

BOLHAS

São pontos na pintura que se levantam em formato de bolhas. Podem ser muito pequenos (micro) ou maiores. Normalmente, aparecem em pontos isolados e tem sua causa bem evidente.

 

Causas e Soluções

Causa: Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA em exteriores, pois o produto é indicado apenas para superfícies internas.

Solução: Remover, por meio de raspagem, toda a massa corrida PVA. Aplicar Eucatex Fundo Preparador de Paredes. Aplicar Eucatex Massa Acrílica.

Causa: Em repintura sobre tinta de má qualidade, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas.

Solução: Raspar, remover e lixar as áreas afetadas. Aplicar uma demão de Eucatex Fundo Preparador e repintar.

Causa: Ocorre quando o pó não foi eliminado após lixamento da massa PVA ou quando a tinta não foi devidamente diluída.

Solução: Lixar e raspar as partes soltas; Eliminar o pó; Diluir a tinta na proporção indicada na embalagem e repintar.

Causa: A parede apresentou infiltração de umidade que ocorrem principalmente em rodapés, parede de divisa, muros encostados em barrancos, lajes, etc.

Solução: Contatar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura recomendada pelo fabricante.

DESCASCAMENTO

É quando a tinta começa a se soltar da superfície, em geral ocorre por falta de aderência em superfícies que receberam pintura sobre partes soltas, reboco não curado, superfícies com brilho ou com Infiltração de umidade. 

  

Causas e Soluções

Causa: A aderência da tinta sobre a superfície pulverulenta não é boa, ocasionando o descascamento.

Solução: Raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas; Aplicar uma ou duas demãos de Eucatex Fundo Preparador de Paredes, no caso de superfícies de gesso; Repintar.

Causa: A superfície, como madeira ou metal, apresenta um acabamento liso ou com brilho, prejudicando assim a aderência.

Solução: Raspar, lixar até remoção completa do brilho e das partes soltas; Certificar-se de que a superfície está porosa; Remover o pó; Repintar.

Causa: A superfície apresentou infiltração de umidade, originando o descascamento.

Solução: Contratar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura com problemas indicada pelo fabricante.

EFLORECÊNCIA

É caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada.

Obs: Dependendo da cor, a mancha pode apresentar outra coloração, como amarelada.

 

 

Causas e Soluções

Causa: Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior, em paredes de reboco novo ou velho, cimento, fibrocimento, tijolos etc., carregando consigo sais solúveis. Enquanto a umidade ou os sais solúveis não tiverem sido totalmente eliminados, a situação persistirá.

Solução: Eliminar eventuais infiltrações; Aguardar a secagem da superfície; Raspar a superfície afetada; Aplicar uma demão de Eucatex Fundo Preparador de Paredes e repintar.

MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA

São manchas que aparecem na superfície recém pintada, devido a pingos de chuva ou água em pontos isolados. Também podem ocorrer em superfícies recém pintadas expostas a baixa temperatura. É mais comum acontecer em cores intensas e acabamento fosco.  

  

Causas e Soluções

Causa: Os pingos de chuva, água e baixas temperaturas provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.

Solução: Lavar toda a superfície com água limpa em abundância, é normal o aparecimento de espuma, não se preocupe.

OBS: É importante que a lavagem da superfície seja feita o mais rápido possível, pois, se acontecer após alguns dias, as manchas permanecerão. O tempo de cura/secagem da tinta látex é de 20 dias.

DICA EUCATEX: Em áreas externas, opte pelo acabamento acetinado ou semibrilho, esses acabamentos possuem uma resistência maior às intempéries.

MOFO, BOLOR OU FUNGOS

São manchas que aparecem na superfície, devido à proliferação de micro organismos que se desenvolvem em condições ambientais e superficiais favoráveis. São diferentes das algas, pois não necessitam de luz para sobreviver. 

  

Causas e Soluções

Causa: Mofo, bolor e fungos constituem-se num grupo de seres vivos vegetais, que se proliferam em condições favoráveis, principalmente em climas quentes e úmidos, mal ventilados ou mal iluminados, produzindo o escurecimento da película da tinta e decompondo-a.

Solução: Lavar a superfície com uma solução de água sanitária na proporção de 1:1, molhando constantemente a superfície com a solução durante um período de 6 horas. Enxaguar a superfície com água em abundância. Deixar secar. Repintura

IMPORTANTE: Caso as condições ambientais e de superfície continuarem favoráveis para o desenvolvimento do mofo, o problema irá retornar.

ENRUGAMENTO

Normalmente, ocorre após a aplicação de esmalte ou verniz de base alquídica. Certos pontos da pintura ficam com aspecto enrugado. Em alguns casos, a secagem desses pontos é retardada e existe uma perda de brilho. 

  

Causas e Soluções

Causa: Ocorre quando são aplicadas demãos de tinta espessa, aplicação sobre a superfície ou em ambientes com temperatura excessivamente quente ou diluição de esmalte ou verniz de base alquídica com thinner ou solvente não recomendado pelo fabricante> Outra razão pode ser não respeitar o intervalo entre as demãos. 

Solução: Remover toda a tinta com auxílio de Eucatex Gel removedor; Limpar bem a superfície com pano embebido em Eucatex Aguarás, certificar-se da total remoção do Eucatex Gel removedor da superfície. Aplicar o sistema de pintura seguindo todas as recomendações do fabricante, inclusive utilizando o solvente recomendado e respeitando o intervalo entre demãos.

BAIXA COBERTURA

É quando se aplica várias demãos de tinta e a pintura anterior ou fundo ainda pode ser visto, dando um aspecto manchado. 

  

Causas e Soluções

Causa: Excesso de diluição - Uma das causas mais comuns é a diluição excessiva, ou seja, quando se adiciona uma quantidade de diluente bem maior que a recomendada pelo fabricante.

Solução: Não diluir em excesso; Sempre respeitar as informações e aplicar o produto de acordo com as instruções contidas nas embalagens.

Causa: Devido à cor do fundo - Quando a tonalidade de fundo é muito forte; nesses casos há dificuldade de cobertura.

Solução: Aplicação prévia de tinta branca ou um número maior de demãos. Respeitar o intervalo entre demãos recomendado na embalagem. Geralmente, duas demãos são suficiente para uma boa cobertura , porém, dependendo da cor, estado e absorção da superfície, poderá ser necessário um número maior de demãos.

Causa: Número insuficiente de demãos - Algumas tonalidades e produtos exigem um número maior de demãos.

Solução: Aplicar um número maior de demãos, respeitando sempre o intervalo de tempo entre elas.

Causa: Devido à homogeneização - Utilização de instrumento cilíndrico para homogeneização ou falta de homogeneização do produto antes de aplicar.

Solução: Homogeneizar a tinta com ferramenta retangular até o produto alcançar uma boa consistência.

DICA EUCATEX: Homogeneizar bem antes de diluir, isso facilita a incorporação da água ou solvente na tinta na hora da diluição.

Causa: Devido ao tipo de superfície - Superfícies muito absorventes (reboco novo, massa corrida, gesso).

Solução: Se o produto já foi aplicado, serão necessárias mais demãos, se ainda não foi aplicado, aplicar previamente o fundo para a superfície, conforme indicado na embalagem.

Causa: Cores amareladas, avermelhadas ou com pigmento magenta - Cores preparadas com concentrados a base de pigmentos orgânicos (amarelo, vermelho e magenta) necessitam de um número maior de demãos, devido à natureza e performance desses pigmentos.

Solução: Aplicação prévia de tinta branca, ou número maior de demãos.

DICA EUCATEX: Misturar a cor branca com a cor desejada para aplicação da primeira demão.

Causa: Quando da utilização de equipamentos inadequados - O acessório de pintura é fundamental para a cobertura da tinta. A utilização de rolo de pêlo alto nas tintas acrílicas base água prejudica o fechamento do filme da tinta.

Solução: Utilizar rolo de pêlo baixo e pincéis em bom estado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o fornecedor do acessório de pintura para identificar a melhor ferramenta para a aplicação desejada.

DIFERENÇA DE TONALIDADE

É quando uma mesma cor apresenta tonalidades diferentes durante a aplicação do produto na superfície. 

  

Causas e Soluções

Causa: Devido ao tamanho do ambiente - Se o ambiente a ser pintado for pequeno e pouco iluminado, pode ocorrer o escurecimento da tonalidade, devido à falta de iluminação.

Solução: Se não for possível aumentar a iluminação do ambiente, será necessário clarear a tinta com utilização de branco ou escolher outra tonalidade.

Causa: Devido à iluminação do ambiente - A iluminação utilizada pode influenciar na tonalidade final do produto. Algumas lâmpadas são amareladas (dicróicas, alógenas, incandescentes), outras apresentam cores opacas (vapor metálico) e ainda há lâmpadas que podem tornar o ambiente avermelhado (mercúrio).

Solução: Realizar um teste prévio no local com a cor desejada, adquirindo uma embalagem de 800 ml. Esse teste irá mostrar o resultado final da cor no local.

Causa: Devido à absorção - Parede com absorção diferente pode causar diferença de tonalidade e manchas.

Solução: Aplicação de nova demão geral até uniformizar a absorção e tonalidade.

DICA EUCATEX: Quando você realizar retoques isolados de massa na superfície, antes de aplicar um demão geral, aplique de uma a duas demãos sobre esse retoque.
Esse procedimento irá ajudá-lo no nivelamento da
absorção da massa com a superfície.

Causa: Em continuações de pintura - Devido à tinta de fundo já estar seca ou curada e desgastada com o tempo.

Solução: Não é indicado fazer retoques ou continuações sobre tintas já secas ou curadas. Será necessária a aplicação de uma demão geral.

Causa: Falta de homogeneização - Isto ocorre devido à homogeneização incorreta do material, através da utilização de ferramentas cilíndricas.

Solução: Homogeneizar o produto com ferramenta retangular, antes e constantemente durante a pintura. Não aplicar o material muito tempo após a homogeneização. Se o produto já foi aplicado e apresentou manchas, será necessário aplicar uma demão geral.

Causa: Devido ao recorte - Recortes efetuados com produtos de embalagem de lotes diferentes. Recorte após secagem da tinta. Diluir em excesso a tinta utilizada para o recorte ou não diluir.

Solução: Efetuar o recorte antes da aplicação da tinta em toda a parede e com o produto da mesma embalagem. Recortar e preencher parede por parede. Se já ocorreu a diferença, será necessário aplicar uma demão geral.

Causa: Produto ainda úmido - Comparar a cor com o produto ainda em processo de secagem.

Solução: Aguardar a secagem do material por, no mínimo, 24 horas para que se realize o comparativo.

BAIXA LAVABILIDADE

É quando, durante o processo de limpeza da superfície, a tinta se desgasta com muito facilidade.

  

Causas e Soluções

Causa: Devido à diluição - Se a diluição utilizada no produto for além da especificada na embalagem, a película formada pela tinta se torna frágil.

Solução: Diluir conforme indicado na embalagem.

DICA EUCATEX: Produtos de acabamento Fosco possuem menor resistência à limpeza. Caso você deseje essa característica no acabamento, aplique Eucatex Acrílico Marítimo (acabamento acetinado)

 

Causa: Número insuficiente de demãos ou curto intervalo entre demãos - Se o número de demãos não for suficiente ou se o intervalo entre elas for muito curto, a película torna-se fraca, saindo com facilidade na limpeza.

Solução: Aplicação de uma demão geral, respeitando o intervalo e diluição indicados na embalagem.

DICA EUCATEX: Durante a limpeza, não esfregue o pano na superfície, pois isso poderá efetuar um polimento, levantando brilho e criando manchas.

 

Causa: Limpeza com a tinta em processo de cura - Normalmente o tempo de cura de uma pintura é de 20 dias. Caso a tinta seja submetida a esforços nesse período poderá ocorrer problemas.

Solução: Aguardar o tempo de cura da tinta indicado pelo fabricante e realizar a limpeza conforme instruções da embalagem.

DICA EUCATEX: Durante a limpeza, não atrite o pano na superfície, pois isso poderá efetuar um
polimento, levantando brilho e criando manchas.

ESCORRIMENTO

É quando há excesso de Tinta na superfície e ela escorre. 

  

Causas e Soluções

Causa: Escorrimento da tinta logo após ser aplicada, resultando em cobertura irregular da superfície
Diluição excessiva e utilização de solventes não especificados, aplicação de uma camada muito espessa ou sob condições de frio ou umidade.

Solução: Se a tinta estiver úmida, passe o rolo novamente sobre o local, a fim de uniformizar a superfície. Se já estiver seca, lixe a superfície e aplique uma nova demão de tinta, respeitando a diluição e retirando o excesso de tinta do rolo.

Fonte: http://www.eucatex.com.br/pt/Tintas/Default.aspx